Quanto mais, melhor

Por que não aproveitar eventos e áreas comuns para unir quem mora no mesmo empreendimento?

Condomínios em que há áreas comuns, como churrasqueira, salão de festas, piscina, espaço gourmet e outras, podem oferecer muitas oportunidades de integrar os moradores. E se a ideia é assistir a um jogo de futebol ou preparar um jantar coletivo, nada melhor do que chamar quem mora perto para fazer companhia.

O estudante de relações internacionais Otávio Lucchesi mora em Franca, interior do Estado, mas resolveu aproveitar o período de férias e de jogos da Copa do Mundo em São Paulo capital, onde vivem seus pais. Como o condomínio em que moram tem salão de festas, ele resolveu reunir os amigos para assistirem juntos aos jogos do Brasil.

A ideia foi aproveitada por seu pai e irmão, que resolveram convidar outros moradores para participar das comemorações. “Meu pai conversa bastante com os vizinhos do prédio, então resolveu falar com o síndico e perguntar se ele não poderia colocar nos elevadores um convite coletivo. Ele concordou.”

Gastos compartilhados – Além da diversão ampliada e da oportunidade de conhecer melhor quem mora no mesmo empreendimento, reunir os moradores também pode significar dividir as despesas.

No caso de Otávio, para rachar os gastos com o aluguel do salão e os aperitivos, ficou combinado que cada pessoa que participasse pagaria quinze reais.

A ideia pode ser utilizada em outras ocasiões festivas, como as festas juninas, ou é possível criar eventos compartilhados, em que grupos de moradores têm a opção de se reunir e organizar juntos a diversão.

Atividades recreativas – Uma ideia interessante para aproximar os moradores adultos é começar reunindo as crianças. Segundo Adriano Borges, sócio da Up! Gestão esportiva, organizar uma aula de natação ou uma atividade recreativa dentro do condomínio é uma das formas mais eficientes de se iniciar o contato entre moradores. “Nessas atividades os pais acabam acompanhando os filhos e sempre rola um papo com outros vizinhos, ajudando a formar novas amizades”.

Ele acredita que o primeiro passo para incentivar atividades é realizar uma pesquisa sobre os gostos dos moradores. “Fica mais fácil ter participação quando a grande maioria se interessa pela atividade proposta”.  Feita a pesquisa, é só colocar em prática!

Comemoração organizada

- Utilize os murais de aviso para divulgar as atividades

- No caso de uso das áreas comuns, verifique sempre o regulamento e mantenha a organização após o uso

- Se houver grande concentração de crianças, pode-se contratar uma empresa de recreação, que permitirá  a diversão dos pequenos sem atrapalhar a dos adultos