Quem Somos

Sindicato da Habitação

Os condomínios paraenses têm o dia 27 de março para comemorar. É a data de criação do SINDCON-PA. O Sindicato foi idealizado por Drauz Cândido Reis, um paulista que veio viver aqui e adotou Belém como sua terra. No início, as reuniões aconteciam no edifício Antônio Maria Fidalgo. A fundação e a elaboração do estatuto contaram com a ajuda do advogado Tadeu de Jesus e Silva. Na época, os fundadores que integraram a primeira diretoria foram Drauz Reis, que assumiu a presidência; José Nazareno Nogueira Lima como 1º vice-presidente; e Monclar da Rocha Bastos, como 2ª vice-presidente. O Sindicato funcionava em uma sala cedida por Drauz Reis no posto 22 de abril, na avenida Pedro Alvares Cabral.

Mas foi por pouco tempo. O SINDCON-PA logo adquiriu, na administração de Monclar da Rocha Bastos, UMA SEDE PROPRIA, NO EDIFICIO VICTOR DANIN, NESTA SEDE FOI INAUGURADA A 1ª ESCOLA DE SÍNDICOS “GABRIEL CÁRDIAS”, nome este em homenagem ao ilustre diretor e síndico do tradicional Manoel Pinto Da Silva. Posteriormente, com o apoio da categoria, o sindicato adquiriu outra sede própria, na travessa Rui Barbosa, 689, consolidada na gestão do Dr. Jose Nazareno Nogueira Lima. Para comportar a ampliação de serviços, a diretoria decidiu alugar uma casa com mais espaço, na travessa Rui Barbosa, 891. Atualmente, o sindicato possui uma sede própria, localizada na Trav. Rui Barbosa, 877, com estacionamento privativo para seus associados, funciona também a UNIVERSIDADE SECOVI - UNISECOVI, para os cursos e palestras, e SECOVIMED (implementação).

José Nazareno Nogueira Lima é o terceiro presidente a dirigir o sindicato. Com ele, veio uma gestão modernizadora, com objetivos empresariais baseados na ampliação da prestação de serviços e nas parcerias com empresas de diversos segmentos de serviços e produtos para condomínios associados. Belém possui mais de 1.200 condomínios mais de 80% são associados ao SINDCON-PA. A estimativa é que sejam 60 mil unidades habitacionais e comerciais, que representam ¼ da população de Belém morando em condomínios.

São em média 350 mil pessoas, o que comprova a importância desse segmento. "Sonhamos com um sindicato forte. A união de todos transformará essa realidade para a melhoria da qualidade de vida de todos os condôminos", ressalta José Nazareno.

Desde 1990, o SINDCON/SECOVI/PA - Sindicato da Habitação - atua como órgão de representação da Classe Patronal. Ao longo destes anos imprimiu um trabalho sério, respeitado, conquistando com isto reconhecimento em nível nacional de outros sindicatos.

Em março de 2015 o sindicato alterou a sua razão social passando a ser definido Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação, Avaliação e Administração de Imóveis Próprios ou de Terceiros, das Incorporadoras de Imóveis, Loteadoras, das Empresas administradoras de Imóveis, Flat’s, Condoteis, Shopping Centers e dos Edifícios e Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos no Estado do Pará e nome fantasia: SINDCON/SECOVI/PA - SINDICATO DA HABITAÇÃO.

Com a alteração nominal houve também a ampliação da base de categorias econômicas representadas pelo sindicato com base territorial em todo o Estado do Pará. (Saiba mais, CLIQUE AQUI)

Antigas Sedes do SINDCON

1ª SEDE: Trav. Pedro Álvares Cabral, s/n (Posto de Combustível)

2ª SEDE: Trav. Padre Eutíquio, 566 - Ed. Victor Danin (Salas 301/302)